Isolamento Térmico

Isolamento Térmico

Reduza os custos de energia com uma simples solução

O isolamento térmico é um fator crucial para a boa eficiência energética de um edifício, pois auxilia na redução das trocas térmicas entre o interior e o exterior e evita, deste modo, perdas de calor nas estações mais frias ou sobreaquecimento nas estações mais quentes. O sistema de isolamento térmico é uma excelente opção que limita os consumos elevados de energia que proveem de aparelhos de aquecimento ou refrigeração ligados na potência máxima. Na maioria das vezes estas variações de temperatura são resultado de um pobre isolamento nas paredes, cujas perdas térmicas podem ir até aos 23%.

Atualmente o mercado oferece diversas soluções como:

Lã de Rocha

A lã de rocha é proveniente de fibras minerais de rochas vulcânicas, como o basalto e o calcário. Estas fibras, através da exposição a altas temperaturas, são transformadas em longos filamentos. Após este processo, as fibras são compactadas originando um material extremamente expeço.

Lã de Vidro

O processo de lã de vidro assemelha-se muito ao de lã de rocha, no entanto esta é produzida a partir de fibras de vidro e areia ao invés de minerais. Este material apresenta uma elevada resistência à humidade.

Poliestireno Expandido

Mais conhecido com EPS, o poliestireno expandido é derivado do petróleo, apresentando-se como um produto sintético. Este material é caraterizado pela resistência mecânica e química e elevada durabilidade.

Poliestireno Extrudido

Mais conhecido com XPS, o poliestireno extrudido é um produto sintético derivado do petróleo. A este material são conferidas caraterísticas como resistência à absorção de água e à difusão do seu vapor.

Espuma de Poliuretano

Tal como os dois tipos de isolamento referenciados anteriormente, também a espuma de poliuretano é derivada do petróleo. O poliuretano é obtido através de um processo de destilação. Já a sua espuma é expandida a quente por meio de injeção de gases cuja dureza é possível controlar conforme a finalidade para a qual for utilizada.

No entanto e apesar dos métodos de isolamento supramencionados, pretende-se salientar os que se encontram presentes no Conceito Térmico de Paredes FIXOLITE e no CORKBLOCK.

EPS Grafite ( Conceito Térmico de Paredes FIXOLITE )

O EPS Grafite é um dos melhores materiais de isolamento térmico produzidos, sendo desenvolvido apenas com matérias-primas de elevada qualidade. Com esta solução, para além das caraterísticas mencionadas, é possível obter bons níveis de resistência mecânica e bons níveis de isolamento acústico.

Aglomerado de Cortiça ( CORKBLOCK )

A cortiça, proveniente da limpeza e manutenção dos sobreiros, é um material com excelentes capacidade de redução da amplitude térmica e aumento de atraso térmico. A esta solução 100% natural e ecológica são ainda conferidas caraterísticas de isolamento acústico, antivibrático e longa durabilidade.

Este material é uma excelente opção para quem pretende trabalhar dentro de uma metodologia de construção sustentável.

Saiba mais aqui ( FIXOLITE e CORKBLOCK )

Isolamento Térmico 1
Isolamento Térmico 2
Isolamento Térmico 3