SmartFan: A ventilação doméstica descentralizada mais eficiente

  • Mariana Soares

No período em que vivemos, a ventilação tem assumido um caráter de maior relevo. Se antigamente ao isolar as casas a ventilação não era acautelada, impedindo a correta renovação do ar, atualmente as preocupações e exigências para garantir a sua adequada qualidade são imperativas.

De acordo com a legislação em vigor, a taxa de renovação mínima do ar de uma habitação é de pelo menos 40%, por hora. Várias são as fontes de poluição, desde equipamentos mal conservados, atividades humanas, preparação de comida e até a existência de plantas. 

A ventilação insuficiente dos espaços promove o aparecimento de humidades e bolores, patologias que, para além de serem visivelmente desagradáveis, são extremamente prejudiciais à saúde dos ocupantes. A fraca ventilação pode também dar origem a problemas que comprometam a vida útil da habitação e ser responsável por cerca de 50% das suas perdas térmicas.

Desta forma, uma correta ventilação é imprescindível para assegurar uma melhor qualidade de vida.

As unidades de ventilação SmartFan são a nova geração em ventilação doméstica descentralizada. Os seus componentes inovadores garantem a máxima qualidade do ar interior, reduzem o ruído e recuperam até 91% do calor, permitindo manter os espaços ventilados e economizar até 50% da energia, sendo esta última uma preocupação crescente. A transferência térmica é realizada através de um permutador de calor que conduz a um desempenho de fluxo de ar até 46m³/h.

 Benefícios associados ao sistema SmartFan

1. Conforto

SmartFan assegura uma constante renovação e recirculação do ar, aumenta a sua qualidade e permite um maior conforto no interior da habitação.

2. Saúde e qualidade de vida

A longo prazo o ar fresco tem efeitos positivos na saúde dos ocupantes. A adequada qualidade do ar interior permite garantir um ambiente mais puro, evitar humidades, fungos, sujidade, pólen e poeiras.

3. Poupança energética

A ventilação natural, pela abertura de janelas, permite a saída do ar aquecido, aumentando, consequentemente, os consumos de energia. O sistema SmartFan com recuperação de calor evita isso. Através da ventilação descentralizada o ar é extraído para o exterior e restituído fresco, permitindo uma recuperação de até 91% do calor e economia de energia.

As unidades de ventilação SmartFan podem ser instaladas em várias divisões da habitação, sendo a sua utilização fundamental em locais com maior necessidade de recirculação e renovação do ar como casas de banho, salas e quartos.

Contacte-nos e saiba mais sobre este sistema!