Programa de Apoio a Edifícios mais Sustentáveis

  • Mariana Soares

O Fundo Ambiental lançou o programa de apoio a edifícios mais sustentáveis que tem como objetivo promover a reabilitação, a descarbonização, a eficiência energética, a eficiência hídrica, entre outras, para melhorar o desempenho energético e ambiental dos edifícios. 

Quem se pode candidatar?

O apoio abrange edifícios de habitação unifamiliares, como também frações autónomas de edifícios multifamiliares licenciados para habitação até 31 de dezembro de 2006, inclusive, em todo o território nacional (Incluindo Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira).

Qual o prazo de candidatura?

O prazo para a apresentação das candidaturas decorre desde o dia 16 de agosto de 2023 até às 17h59 do dia 31 de outubro de 2023, ou até esgotar a verba prevista. 

As candidaturas são apresentadas ao FA através do preenchimento do formulário disponível no sítio do FA (https://www.fundoambiental.pt) dedicado ao presente programa.

Documentos necessários para a candidatura?

Para além do formulário disponível no site do Fundo Ambiental será ainda necessário apresentar inúmeros documentos, nomeadamente:

  • Identificação do candidato (número do Cartão de Cidadão e o respetivo número de Identificação Fiscal);
  • Número de Identificação Bancária (IBAN) e o comprovativo, no qual deverá constar o nome do titular da conta;
  • Caderneta Predial Urbana atualizada, com data de atualização igual ou inferior a 6 meses no ato da submissão da candidatura;
  • Faturas e respetivos recibos emitidos com data posterior a 1 de maio de 2022 e anterior à data da submissão da candidatura na plataforma, com o NIF do candidato;
  • Fotografia da habitação alvo de intervenção e dos equipamentos/sistemas instalados, antes e após a implementação de cada tipologia de intervenção candidatada. Isto permite demonstrar a realização da obra e relacionar as despesas apresentadas;
  • Certificado energético válido da habitação, antes e após as obras realizadas no qual deverá constar as soluções e as características técnicas atualizadas.

Em que tipo de intervenções poderá ser usado o apoio?

O Programa contempla as seguintes intervenções:

  • Substituição de janelas não eficientes por janelas eficientes, de classe energética a A+;
  • Aplicação ou substituição de isolamento térmico em coberturas, paredes ou pavimentos;
  • Sistemas de aquecimento/arrefecimento ambiente e de águas quentes sanitárias de classe energética igual ou superior a A+;
  • Instalação de sistemas fotovoltaicos ou outros sistemas de produção de energia renovável;
  • Intervenções que visem a eficiência hídrica.

Taxa de Comparticipação

A mesma, varia consoante os materiais que serão usados nas intervenções.

Elegibilidade das intervenções

Os fornecedores das soluções/sistemas implementados, devem possuir certificado ou outro documento aplicável que lhes permita proceder à intervenção em causa e ainda estar inscritos nas plataformas existentes para as seguintes tipologias:

Contacte-nos, queremos ajudá-lo no seu projeto!