Porque é que a fiscalização de obras é tão importante?

  • Mariana Soares

A construção ou reabilitação de edifícios é uma tarefa exigente com responsabilidades associadas. Durante todo o processo há inúmeros detalhes que precisam de ser analisados com o objetivo de garantir a qualidade final. 

Por isso, é tão importante e inclusive obrigatória a fiscalização de obras. Este serviço consiste na verificação da real e efetiva conformidade da construção ou reabilitação com o definido nos projetos. No fundo trata-se de um acompanhamento in situ da obra de moda a assegurar que estão reunidos os requisitos previstos em projeto ou comunicar, em tempo útil, ao cliente as inconformidades detetadas. 

Sucintamente, a fiscalização representa o dono de obra no terreno.

Mas, como funciona a fiscalização de obras na prática?

A AREADOBRAS® desenvolve o serviço de fiscalização contemplando diferentes áreas de atuação:

  • Gestão e Coordenação;
  • Controlo de Qualidade;
  • Controlo de Custos e Prazos;
  • Controlo Administrativo.

Gestão e Coordenação

A AREADOBRAS® assume a gestão e coordenação dos seguintes procedimentos:

  • Arquivo - Toda a informação respeitante ao projeto e à obra, como peças escritas e desenhadas, relatórios, folhas de controlo, entre outra documentação, fica arquivada, estando disponível sempre que for verificação ou consulta.
  • Reuniões Semanais - Durante toda a empreitada são promovidas reuniões semanais com o objetivo de esclarecer assuntos respeitantes à obra, nomeadamente, o ponto de situação dos trabalhos, eventuais alterações efetuadas, controlo financeiro, trabalhos a mais ou a menos, entre outros. 
  • Gestão de Outros Assuntos - Em regra geral, no decorrer da obra, surgem assuntos de caráter urgente e prioritário que prontamente são solucionados. 

Controlo da Qualidade

Garantir a qualidade da habitação é um prioridade para a AREADOBRAS® e, assim sendo, esta é a área de controlo que requer mais atenção.

Nesta fase é comprovada in situ a conformidade dos trabalhos realizados com o projeto e caderno de encargos, produzidos documentos, escritos e com recurso a registo fotográfico, e efetuadas fichas de controlo de qualidade. Todas as não conformidades são também registadas, comunicadas ao dono de obra e empreiteiro que terá de implementar ações corretivas no sentido de obter o resultado pretendido.

Controlo de Custos e Prazos

Durante a empreitada a AREADOBRAS® realiza um controlo dos custos e prazos com o intuito de garantir o cumprimento do que foi estipulado.

A metodologia de controlo contempla: 

  • Conta Corrente da Empreitada - De forma periódica reúne-se toda a informação relativa aos trabalhos contratualizados, trabalhos a mais e a menos, revisão e análise de orçamentos.
  • Autos de Medição - Mensalmente são efetuados autos de medição, com a finalidade de controlar os pagamentos a realizar vs. os trabalhos executados.
  • Plano de Trabalho - No início da obra solicita-se ao empreiteiro o plano de trabalhos que contempla as tarefas a realizar, fases de execução e respetiva duração.

Controlo Administrativo

A AREADOBRAS® assessoria o dono de obra em todo o processo administrativo. Trata dos diversos processos ao nível do licenciamento, contacto com entidades oficias, para promover vistorias e fiscalização municipal, de forma a obter a licença de utilização, entre outros.

Quer saber mais sobre o nosso serviço? Contacte-nos