CORKBLOCK

  • Mariana Soares

Atualmente, as pessoas e as organizações têm demonstrado uma maior preocupação com o impacto que as suas ações têm perante o meio ambiente. De uma maneira global todos os setores de atividade, de uma forma ou de outra, prejudicam o planta. No entanto, o setor que mais contribui para este problema é a construção civil, sendo aqui que mais material é desperdiçado e mais entulho produzido. Tendo em conta esta realidade, torna-se fundamental alterá-la. Isto não significa que é totalmente possível não afetar o ecossistema, mas sim que o seu impacto pode ser bastante reduzido. Assim sendo, no momento de planeamento e construção de um edifício é fundamental que alguns critérios sejam tidos em atenção, tal como o conforto, a eficiência e o respeito pelo ambiente. 

É com base nestas premissas que a AREADOBRAS® lança o CORKBLOCK®. O CORKBLOCK® foi desenvolvido com o intuito de aliar materiais sustentáveis e ecológicos numa única solução capaz de dar respostas as necessidades da sociedade atual. Este produto foi criado de forma a oferecer algo diferenciador que permita ter uma habitação mais confortável, eficiente e sustentável, pois sustentabilidade é também pensar na família, no que o rodeia e em si mesmo.

O CORKBLOCK® é um conceito totalmente distinto do método convencional. É um sistema assente sem qualquer tipo de argamassa de cimento em junta vertical e horizontal que possibilita um processo construtivo mais rápido. Além disso, apresenta caraterísticas como excelente resistência à compressão, boa inércia térmica, economia de energia (armazenando o calor no inverno e o frio no verão, não havendo necessidade de equipamentos de aquecimento ou refrigeração) e diminuição das pontes térmicas. É ainda caraterizado pela elevada estabilidade dimensional e durabilidade. Graças ao isolamento de cortiça incorporado adquire ainda vantagens como boa resistência em caso de incêndio, excelente isolamento acústico, térmico e antivibrático. Além disso, a cortiça é um material ecológico, 100% natural, moderno e de futuro. 

Saiba mais aqui.