Construir Casa: 7 Pontos Fundamentais a Considerar

  • Mariana Soares

Está a pensar construir casa? Saiba que este processo pode ser longo e complexo, mas no fim bastante recompensador. Esta é a aventura de uma vida, considerando todas as etapas que são necessárias até poder realmente utilizar a habitação.

Descubra quais os aspetos mais importantes da sua nova etapa.

1. Localização

A localização é um dos primeiros elementos a reter, pois é a partir desta que vai definir a procura do terreno.

2. Terreno

A compra do terreno deve ser bem ponderada, uma vez que se este não for adequado poderá precisar de investimento adicional para resolver posteriores problemas.

Além disso, é imprescindível que o terreno esteja inserido numa área autorizada para construção e que possua ligações à rede elétrica e de saneamento, pois caso contrário terá um custo extra.

3. Licenças

Adquirir o terreno não é sinónimo de poder construir o que quiser, no momento que quiser. Há regras a cumprir e é a entidade camarária da localidade que avalia a viabilidade e validação do projeto e da construção. Apenas é possível iniciar a obra após obter a licença para tal.

4. Dimensões e Design da Habitação

É fundamental efetuar uma lista das caraterísticas que pretende na habitação, as quais devem, em simultâneo, acrescentar valor ao imóvel, mas também permitir o usufruto do conforto e comodidades consideradas essenciais.

5. Orientação

Outro aspeto a reter é a orientação dos espaços para um melhor aproveitamento solar. A melhor e mais vantajosa, tendo em consideração a eficiência energética, é a orientação a sul, uma vez que representa ganhos mais significativos.

6. Mão-de-Obra

Desenvolver uma casa implica um trabalho conjunto de profissionais e optar por uma empresa que trate de todo o processo é crucial.

Construir uma habitação nova compreende diferentes etapas, desde a terraplanagem e fundações, à execução da estrutura, telhado, impermeabilização, isolamento, revestimento, pavimento, pinturas, mobiliário, entre outros.

7. Conforto e Eficiência

No processo construtivo a escolha dos materiais, construtivos e de ventilação, a aplicar é essencial, para que seja, de facto, um local confortável para viver. Assim, investir em soluções sustentáveis poderá ser mais dispendioso, mas benéfico e compensatório a longo prazo, permitindo, por exemplo, reduzir nos consumos de energia, valorizar o edificado e melhorar a qualidade de vida.

Ficou com dúvidas? Esclareça-as aqui.